Fique por dentro das novidades em nosso Instagram

Acesse agora Acesse agora
AXS Energia
Quero Contratar Área do cliente
Home
Blog
Causas, efeitos e medidas contra as mudanças climáticas
Causas, efeitos e medidas contra as mudanças climáticas

Causas, efeitos e medidas contra as mudanças climáticas

Autor do post Luisa
Data do post 26 / fev / 2024
Tempo de leitura NaNmin de leitura

Dados divulgados pelo observatório climático europeu Copernicus nas primeiras semanas de fevereiro servem de alerta para o aquecimento do planeta. De acordo com os cientistas da instituição, além de 2024 ter registrado o início de ano mais quente da história, pela primeira vez a Terra aqueceu 1,5º C em 12 meses seguidos desde a era pré-industrial. 

As mudanças climáticas, assunto frequente nos últimos anos, referem-se a alterações nos padrões de temperatura e clima, que podem até mesmo ser naturais, mas vêm se intensificando desde os anos 1800. São as atividades humanas as maiores causadoras da emissão de gases do efeito estufa, assim chamados, porque é dessa forma que eles agem. Quando liberados, eles formam uma espécie de estufa ao redor do planeta, de modo a reter o calor que vem da radiação solar. 

O dióxido de carbono e o metano são os principais responsáveis por esse fenômeno e são gerados por meio da utilização de veículos movidos a combustíveis derivados de petróleo, como a gasolina, de aquecedores com funcionamento a carvão em edificações, de atividades agropecuárias e produção industrial, além da geração de energia não-renovável, como as termelétricas. 

E o que pode ser feito para frear esses efeitos e evitar a degradação do meio ambiente? De maneira objetiva, a necessidade é voltada para a redução das emissões desses gases. O Acordo de Paris, assinado por diversos países do mundo, incluindo o Brasil, e entidades como a Rede de Cidades C40 são algumas das ações comprometidas com a redução e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

 

Problema vai além das temperaturas

O calor extremo, por si só, já causa desconforto aos seres humanos e animais. Mas esse desequilíbrio vai além. As mudanças climáticas também trazem frio extremo, alteram regimes de chuvas, provocam enchentes e secas extremas e causam incêndios florestais. Há ainda o risco de aumento do nível do mar e inundações pelo derretimento do gelo polar e declínio da biodiversidade em todos os biomas do planeta. A Organização das Nações Unidas (ONU) revelou, no Relatório sobre Estado das Espécies Migratórias, que 44% das espécies migratórias estão em declínio e 20% delas correm risco de extinção.

Como os animais, que acabam deixando seus habitats em função dos efeitos das mudanças climáticas, comunidades inteiras em diversas cidades acabam desabrigadas devido a eventos climáticos extremos. Em janeiro de 2024, cerca de 9 mil pessoas ficaram desalojadas e 300 desabrigadas devido a fortes chuvas no estado do Rio de Janeiro. Em fevereiro do mesmo ano, um deslizamento de terra arrastou uma rodovia para dentro de um rio no Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

Entre diversos desastres ambientais pelo país, os impactos atingem a esfera social e econômica. As secas, da mesma forma, são prejudiciais para a produção agrícola, para a alimentação dos seres humanos e para a produção industrial, já que prejudicam o fornecimento de água, essencial para diversos setores.

 

Soluções governamentais globais (e locais)

O Brasil teve o termo “mudanças climáticas” incorporado ao nome do Ministério do Meio Ambiente e vem ampliando esforços para conter o aumento das temperaturas. Em setembro de 2023, a ministra Marina Silva atualizou a meta climática do país, que agora se compromete a reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 48% até 2025 e em 53% até 2030. A promessa anterior era de cortá-las em 37% e 50%. 

O anúncio aconteceu na Cúpula da Ambição Climática, realizada pela ONU em Nova York, após decisão do Comitê Interministerial de Mudança do Clima (CIM), composto por 18 ministérios. Entre as medidas para reduzir as emissões estão o combate ao desmatamento ilegal e a proteção de florestas nativas.

Em 2022, o Brasil emitiu 2,3 bilhões de toneladas brutas de gases do efeito estufa, de acordo com o relatório do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), do Observatório do Clima. O valor, 8% menor do que o de 2021, pode ser explicado pela redução do desmatamento na Amazônia, de acordo com o documento. 

No Congresso Nacional, seguem em discussão projetos relacionados ao mercado de carbono. Um deles, o PL 2148/2015, cria o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE). O texto já foi aprovado pela Câmara e voltará para a análise dos senadores.

No país, ainda há quatro municípios que fazem parte de uma organização global de cidades comprometidas com o combate às mudanças climáticas, a Rede C40. São elas São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Curitiba. Sob a liderança e com o apoio do grupo, as prefeituras trabalham localmente em projetos voltados à mitigação e à resiliência para que as temperaturas globais sejam mantidas no limite de aquecimento de 1,5º C, conforme o que prevê o Acordo de Paris, tratado firmado em 2015.

 

Ações individuais contra as mudanças climáticas

Em janeiro de 2024, ações sustentáveis para começar o ano foram assunto no Blog da AXS e boa parte delas também pode contribuir, individualmente, para a diminuição da emissão de gases do efeito estufa. A redução da geração de lixo e a destinação correta de resíduos são algumas delas, incentivadas pelo consumo consciente e pela reutilização dos materiais.

Outra opção é ajudar as cidades na manutenção da infraestrutura verde, com o plantio de árvores - que sequestram gás carbônico e ajudam a deixar as temperaturas mais amenas em meio a grandes áreas impermeáveis e cobertas por concreto.

Além disso, a opção pelo uso de energias renováveis, como a solar, é um incentivo à transição energética no país. Nessa área, já é possível perceber avanços. De toda a energia gerada no Brasil no ano passado, 93% teve como origem as fontes renováveis, como a hídrica, a solar e a eólica, de acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

 

Gostou do artigo?

Compartilhe em suas redes sociais!

Esses posts também podem te interessar

Energia solar: como utilizá-la para reduzir os  custos da sua empresa?
Sustentabilidade

Energia solar: como utilizá-la para reduzir os custos da sua empresa?

Acessar postagem
28/jun de 2021
O que é desenvolvimento sustentável e por quê você deveria entender isso?
Sustentabilidade

O que é desenvolvimento sustentável e por quê você deveria entender isso?

Acessar postagem
12/jul de 2021
Energia solar x eólica: qual a melhor?
Sustentabilidade

Energia solar x eólica: qual a melhor?

Acessar postagem
21/jul de 2021
Dia do Combate à Poluição
Sustentabilidade

Dia do Combate à Poluição

Acessar postagem
12/ago de 2022
Países que dão uma goleada no quesito sustentabilidade
Sustentabilidade

Países que dão uma goleada no quesito sustentabilidade

Acessar postagem
01/nov de 2022
Teste 1 50º Dia Mundial do Meio Ambiente
Sustentabilidade

Teste 1 50º Dia Mundial do Meio Ambiente

Acessar postagem
31/mai de 2023
50º Dia Mundial do Meio Ambiente
Sustentabilidade

50º Dia Mundial do Meio Ambiente

Acessar postagem
05/jun de 2023
Economia circular é a base para o desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade

Economia circular é a base para o desenvolvimento sustentável

Acessar postagem
14/jul de 2023