Fique por dentro das novidades em nosso Instagram

Acesse agora Acesse agora
AXS Energia
Quero Contratar Área do cliente
Home
Blog
Energia solar: como utilizá-la para reduzir os custos da sua empresa?
Energia solar: como utilizá-la para reduzir os  custos da sua empresa?

Energia solar: como utilizá-la para reduzir os custos da sua empresa?

Autor do post Admin
Data do post 28 / jun / 2021
Tempo de leitura NaNmin de leitura

As alterações climáticas e as mudanças no comportamento dos consumidores impulsionam um novo olhar em relação ao meio ambiente por parte das empresas. Ou seja, é necessário que os gestores repensem a forma como usam os recursos naturais.

Além disso, a busca por maneiras de reduzir os custos também estão sempre presentes no dia a dia das organizações. Diante dessas preocupações, a procura por fontes de energia renovável aumentaram no país.

Dentre elas podemos destacar a energia solar, que, por sua vez, produz eletricidade por meio da captação e conversão dos raios solares.

Mas, afinal, você sabe como economizar dinheiro por meio da energia solar? Isso mesmo! É possível obter redução de custos ao utilizar este tipo de eletricidade na sua empresa.

Quer saber como conseguir esses resultados? Então, continue a leitura e confira todas as informações que separamos para você. Vamos lá!

Como funciona a energia solar?

A energia solar é produzida por meio do sistema fotovoltaico que, por sua vez, é composto por painéis e inversores solares. Esses painéis captam a luz solar e transformam ela em eletricidade de corrente contínua por meio das células solares.

Em seguida, os inversores captam essa energia e a converte em corrente alternada para que ela possa ser encaminhada para as redes de transmissão. Dessa forma, a energia é distribuída e pode ser utilizada nas residências e nas empresas.

No mercado existem várias formas de você conseguir esse sistema. Já que é possível montá-lo com recursos próprios na sua casa ou no seu empreendimento. Ou, ainda, você pode comprar a eletricidade por meio de usinas de energia solar.

É importante mencionar que essas usinas podem ser de grande ou pequeno porte, bem como o objetivo delas é produzir e vender energia elétrica mais sustentável. Nesse caso, elas usam as redes de transmissão já existentes das concessionárias de energia para distribuir sua produção para os consumidores finais.

Quando você usa uma usina de energia solar, não tem os custos com o projeto, as licenças, a instalação e manutenção de sistemas fotovoltaicos na sua empresa. Assim, é possível investir seu dinheiro em outras ações que possam retornar em forma de lucro.

Como a conta de luz é calculada?

A conta de luz cobrada pelas concessionárias de energia dos estados é calculada com base nos quilowatts-hora (kWh) consumidos na sua empresa. Ou seja, os funcionários da concessionária fazem a leitura mensal do medidor de energia localizado na sua organização.

A partir disso, eles calculam o gasto de energia do mês. Esse valor é a diferença entre a leitura do mês atual e a leitura do mês anterior. Após esse processo, o valor do consumo é multiplicado pela tarifa de energia acrescida dos impostos. O resultado é a quantia que você deverá pagar pela conta de luz.

Além disso, existe o impacto das bandeiras tarifárias, que podem ser verde, amarela e vermelha. Conforme a bandeira do mês, a sua conta de luz pode ficar mais cara ou mais barata. 

Por exemplo, se for um período de estiagem, a bandeira é vermelha. Isso impacta no aumento da conta para incentivar a redução do consumo de energia.

Vale destacar que a estiagem impulsiona a elevação do preço da eletricidade porque as hidrelétricas ainda são as principais geradoras de energia no Brasil, cenário que pode mudar bastante nos próximos anos com o avanço de outras fontes de energia renováveis, como a energia solar.

Lembre-se de que somente uma parte desse dinheiro cobrado na conta de luz fica com a concessionária, já que ela precisa repassar para o governo os valores relacionados à iluminação pública, aos tributos e aos encargos.

Agora que você sabe como é calculada a sua conta de energia, fica mais fácil compreender como a energia solar pode ajudar a economizar no valor cobrado mensalmente. Então, fique atento ao próximo tópico, pois vamos elencar as principais dicas para que isso aconteça.

Como economizar na conta de energia usando energia solar?

Mas, afinal, como economizar usando energia solar? Existem várias formas de reduzir custos utilizando esse tipo de energia. Diante disso, os gestores das empresas precisam ficar atentos para colocá-las em prática e obter resultados importantes para o crescimento da organização.

A seguir, vamos apresentar algumas dicas para você conseguir obter essa redução de custos. Acompanhe!

Não fique dependente da energia convencional

O primeiro passo para conseguir reduzir custos é deixar de ser dependente da maneira convencional de contratar eletricidade. Ou seja, pesquise mais sobre as formas de energia alternativas, como a energia captada por meio dos raios solares.

A eletricidade produzida por meio das hidrelétricas é a mais cara, devido a manutenção da sua grande estrutura, além de promover um maior impacto ambiental na região na qual ela está localizada.

Pare e pense em todas as vantagens que você poderá obter ao trocar a sua fonte de energia por uma 100% renovável. Além de ter um custo menor, é muito mais sustentável para o meio ambiente.

Ao aderir à energia solar você pode optar por instalar os próprios painéis solares. Com o crescimento do mercado solar no Brasil e no mundo, atualmente ficou muito mais fácil encontrar empresas que fazem isso para você, a um investimento muito mais acessível do que há 10 anos.

Estudos demonstram que esse investimento tem um ótimo retorno no longo prazo, ou seja, com a economia que você terá gerando a própria energia, o investimento nos painéis solares “se paga”. Além disso, caso você produza mais energia do que consumir, conseguirá obter créditos com a sua concessionária, acelerando o retorno sobre o investimento.

Porém, instalar os próprios painéis solares, além de demandar um grande investimento inicial, existe o custo de manutenção que, apesar de ser baixo, existe e você precisará se preocupar com isso. Felizmente, gerar a própria energia solar hoje pode ser muito mais simples e fácil como explicaremos a seguir.

Use energia solar por energia solar

A melhor forma de usar esse tipo de energia é por meio das usinas para obter uma redução de custos mais rápida. Isso porque não é necessário investir na instalação e na manutenção da estrutura do sistema fotovoltaico.

Nesse caso, você recebe na sua empresa a energia diretamente pela rede de transmissão da concessionária do seu estado. Já que as usinas solares usam essas redes para vender a sua produção.

Dessa forma, é possível evitar grandes investimentos no planejamento, na construção e na manutenção dos sistemas fotovoltaicos no seu estabelecimento, terceirizando tudo isso para uma empresa especializada como a AXS Energia.

Assim você já começa a usufruir da energia solar sem se preocupar em instalar painéis no seu telhado, economizando na conta todo mês.

Invista na divulgação do uso da energia solar

Além de reduzir seus custos, a energia solar vai melhorar a imagem da sua empresa. Isso mesmo! Quando você investe em energia 100% renovável e divulga isso nos meios de comunicação, como o site e as redes sociais, as pessoas veem seu negócio como uma instituição que tem responsabilidade social e ambiental.

Atualmente, isso faz muita diferença na tomada de decisão durante o processo de compra. Já que as pessoas preferem investir seu dinheiro em produtos, serviços e marcas que não agridem o meio ambiente, bem como se preocupam com o futuro da sociedade. 

Diante disso, aproveite a redução dos custos para investir em projetos sociais que ajudem na preservação dos recursos naturais e na construção de um futuro melhor para as próximas gerações.

Invista em máquinas e equipamentos novos

Não basta usar energia solar, você também precisa verificar se é possível modernizar máquinas e equipamentos para tecnologias que geram menor consumo de energia elétrica. Isso ajuda muito a reduzir os custos no curto prazo e traz um retorno positivo no longo prazo. 

Lembre-se também de manter as manutenções periódicas em dia. Esse tipo de ação ajuda a reduzir o consumo e fica mais fácil controlar a sua conta de luz.

No final do mês você terá mais dinheiro em caixa para investir em outras áreas da empresa, como a contratação de novos colaboradores. Isso ajuda muito no crescimento da sua organização, bem como fomenta o desenvolvimento da comunidade na qual você faz parte.

Podemos concluir que a energia solar apresenta muitas características que agregam valor à sua empresa. Por isso, você não pode deixar de investir seu tempo e seu dinheiro nessa fonte de energia 100% renovável. Assim, é possível obter um crescimento mais sustentável diante do mercado.

Agora que você já sabe como funciona a energia solar, bem como as dicas para utilizá-la para reduzir os custos da sua empresa, que tal conhecer a AXS Energia? Nós levamos a energia solar até você por meio de um plano mensal. Acesse nosso site e comece a economizar agora com a AXS! www.axsenergia.com.br

Gostou do artigo?

Compartilhe em suas redes sociais!

Esses posts também podem te interessar

O que é desenvolvimento sustentável e por quê você deveria entender isso?
Sustentabilidade

O que é desenvolvimento sustentável e por quê você deveria entender isso?

Acessar postagem
12/jul de 2021
Energia solar x eólica: qual a melhor?
Sustentabilidade

Energia solar x eólica: qual a melhor?

Acessar postagem
21/jul de 2021
Dia do Combate à Poluição
Sustentabilidade

Dia do Combate à Poluição

Acessar postagem
12/ago de 2022
Países que dão uma goleada no quesito sustentabilidade
Sustentabilidade

Países que dão uma goleada no quesito sustentabilidade

Acessar postagem
01/nov de 2022
Teste 1 50º Dia Mundial do Meio Ambiente
Sustentabilidade

Teste 1 50º Dia Mundial do Meio Ambiente

Acessar postagem
31/mai de 2023
50º Dia Mundial do Meio Ambiente
Sustentabilidade

50º Dia Mundial do Meio Ambiente

Acessar postagem
05/jun de 2023
Economia circular é a base para o desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade

Economia circular é a base para o desenvolvimento sustentável

Acessar postagem
14/jul de 2023
Dia de Proteção às Florestas: seja você um defensor do meio ambiente
Sustentabilidade

Dia de Proteção às Florestas: seja você um defensor do meio ambiente

Acessar postagem
19/jul de 2023