Fique por dentro das novidades em nosso Instagram

Acesse agora Acesse agora
AXS Energia
Quero Contratar Área do cliente
Home
Blog
5 dicas para iniciar o ano com ações sustentáveis no dia a dia 
5 dicas para iniciar o ano com ações sustentáveis no dia a dia 

5 dicas para iniciar o ano com ações sustentáveis no dia a dia 

Autor do post Luisa
Data do post 26 / jan / 2024
Tempo de leitura NaNmin de leitura

 

As mudanças climáticas evidenciam cada vez mais a importância do papel de todos no combate ao aquecimento global, à destruição das matas, à poluição dos rios e oceanos e à escassez hídrica. Em um planeta com cerca de 8 bilhões de habitantes, o impacto gerado em massa é evidente. No entanto, a mudança nas ações individuais é o agente transformador para mudar esse cenário e agir, de fato, pela preservação do meio ambiente. 

Hábitos como evitar o descarte de materiais plásticos e economizar a água nas lavagens de louça e nos banhos são atitudes essenciais e que diminuem o impacto de cada indivíduo no meio ambiente. Para além dessas medidas, nós, da AXS Energia, separamos cinco dicas para estimular a conscientização sobre o tema e dar início ao novo ano com a aplicação de ações sustentáveis no dia a dia. Confira: 

Separe os resíduos e dê a destinação correta  

No Brasil, 96% dos resíduos produzidos não são reaproveitados, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Quando não reciclado ou destinado da forma correta, o resíduo pode parar nos lixões a céu aberto, um descarte que prejudica tanto a qualidade do ar, pela emissão dos gases de decomposição, quanto a qualidade do solo, pela contaminação dos lençóis freáticos.  

Os resíduos considerados recicláveis podem ser separados para a coleta seletiva dos municípios ou, até mesmo, levados aos centros de reciclagem e pontos de coleta. Já no caso dos resíduos orgânicos, eles podem servir de adubo para as plantas e, nas residências, colaborar para um sistema de compostagem caseiro para dar um destino útil a esse resíduo sem prejudicar a natureza. 

Compre de empresas que se preocupem com o impacto gerado ao meio ambiente 

Independentemente do produto ofertado ou do serviço prestado, atualmente, é essencial que as empresas tenham a preocupação com a sustentabilidade como um pilar. Além do lucro e da experiência do cliente, pequenos e grandes negócios devem ampliar o olhar e entender o impacto gerado na comunidade por todo o processo produtivo. 

De acordo com o nicho, é importante repensar diversos pontos, como a geração de resíduos, a emissão de gases de efeito estufa e a responsabilidade social e ambiental de fornecedores e parceiros. Por isso, optar por marcas que investem em iniciativas voltadas à preservação da natureza é uma maneira de se engajar com pessoas que dividem o mesmo objetivo: um futuro sustentável. 

Opte por transportes alternativos ou coletivos 

Os carros e as motocicletas podem ser formas de transporte eficientes e rápidas para o dia a dia. No entanto, a emissão de dióxido de carbono oriunda da queima de combustíveis fósseis é extremamente prejudicial ao meio ambiente. De acordo com o Relatório Analítico 2023 do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), os dados referentes a 2022 nas atividades de energia, processos industriais e uso de produtos revelam que o setor de transportes é responsável por 44% das emissões. 

Visto o impacto dos meios movidos à gasolina, diesel e gás natural, é preciso partir de ações individuais para transformar esse cenário. O transporte coletivo, como os ônibus, vans e caronas, é uma boa opção para reduzir a poluição gerada pelo setor. Ao mesmo tempo, a tecnologia oferece diversas opções de transportes alterativos para zerar a emissão, como é o caso dos patinetes elétricos e das bicicletas. 

Dê preferência a produtos que não tenham embalagem plástica 

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, no Brasil, aproximadamente um quinto do lixo é composto por embalagens. Em diversos setores, como o alimentício e o de vestuário, as embalagens são consideradas indispensáveis para a experiência do cliente. No entanto, já existem empresas que apostam na redução da geração desse tipo de resíduo e na otimização da reciclagem dos materiais, priorizando as embalagens de papel no lugar das de plástico.  

Além das embalagens geradas, é importante reconhecer as empresas que oferecem pontos para descarte de embalagens dos seus produtos para a reciclagem e, também, as marcas que desenvolvem sistemas de logística reversa para diminuir a quantidade de lixo gerado. No dia a dia, a opção por lojas de alimentos a granel, shampoos e condicionadores em barras, ecobags e canudos reutilizáveis são exemplos de práticas que contribuem para diminuir os danos ao meio ambiente. 

Opte por energias renováveis para residências e comércios 

Ao contrário do uso de combustíveis fósseis para a geração de energia, as fontes renováveis são inesgotáveis e causam menores impactos ao meio ambiente. A energia solar, por exemplo, é gerada por meio de painéis fotovoltaicos, que fazem a captação da luz do sol e produzem uma energia limpa. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), hoje, esse formato representa apenas 16,5% da matriz elétrica brasileira, o que mostra o espaço para expansão no setor. 

Ao contrário do que muitos pensam, hoje em dia já não é necessária uma grande quantia de investimento para a instalação de equipamentos próprios nas residências ou comércios que querem optar por uma fonte renovável. Para facilitar o fornecimento e otimizar a geração dos painéis para diminuir a quantidade de equipamentos, a energia solar por assinatura pode ser feita em diversos estados do Brasil. 

Gostou do artigo?

Compartilhe em suas redes sociais!

Esses posts também podem te interessar

Energia solar: como utilizá-la para reduzir os  custos da sua empresa?
Sustentabilidade

Energia solar: como utilizá-la para reduzir os custos da sua empresa?

Acessar postagem
28/jun de 2021
O que é desenvolvimento sustentável e por quê você deveria entender isso?
Sustentabilidade

O que é desenvolvimento sustentável e por quê você deveria entender isso?

Acessar postagem
12/jul de 2021
Energia solar x eólica: qual a melhor?
Sustentabilidade

Energia solar x eólica: qual a melhor?

Acessar postagem
21/jul de 2021
Dia do Combate à Poluição
Sustentabilidade

Dia do Combate à Poluição

Acessar postagem
12/ago de 2022
Países que dão uma goleada no quesito sustentabilidade
Sustentabilidade

Países que dão uma goleada no quesito sustentabilidade

Acessar postagem
01/nov de 2022
Teste 1 50º Dia Mundial do Meio Ambiente
Sustentabilidade

Teste 1 50º Dia Mundial do Meio Ambiente

Acessar postagem
31/mai de 2023
50º Dia Mundial do Meio Ambiente
Sustentabilidade

50º Dia Mundial do Meio Ambiente

Acessar postagem
05/jun de 2023
Economia circular é a base para o desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade

Economia circular é a base para o desenvolvimento sustentável

Acessar postagem
14/jul de 2023