Fique por dentro das novidades em nosso Instagram

Acesse agora Acesse agora
AXS Energia
Quero Contratar Área do cliente
Home
Blog
Dia do Combate à Poluição
Dia do Combate à Poluição

Dia do Combate à Poluição

Autor do post Admin
Data do post 12 / ago / 2022
Tempo de leitura NaNmin de leitura

No dia 14 de agosto celebramos o Dia do Combate à Poluição. Em comemoração a data, organizamos este post para sinalizar o impacto da poluição nas mudanças climáticas. Além de propor uma solução simples, mas extremamente eficaz para combatê-la. 

Grandes noticiários relatam sobre a onda de calor que atinge a Europa. Amanda Garciada, repórter da CNN pontua: “As altas temperaturas causadas pela onda de calor que atinge a Europa e o hemisfério norte como um todo, com recorde de temperaturas, são “efeitos das mudanças climáticas”

Para o professor do Instituto de Energia e Ambiente da USP, Pedro Côrtes: “Essas mudanças estão chegando de maneira mais acentuada do que imaginava no início e com intensidade muito grande em termos geográficos, ou seja, a gente não verifica aumento de temperatura apenas em uma região ou cidade, toda a Europa e agora os Estados Unidos foram atingidos.”. 

Crise hídrica

Aqui no Brasil, a menos de dois anos, também podemos sentir um grande impacto das mudanças climáticas, aliado ao consumo elevado de água devido ao lockdown imposto pela pandemia. 

Nesta ocasião, as Cataratas do Iguaçu registraram menor fluxo nos últimos 50 anos. Segundo a reportagem: “Pelas medições da Companhia Paranaense de Energia (Copel), no dia 05/04 o Rio Iguaçu registrou a menor vazão de 2020 nas Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, com 259 mil litros de água por segundo, que representa somente 17% da vazão normal, de 1.5 milhão.” 

Além disso, devido à seca, as usinas hidroelétricas não conseguiram suprir a energia necessária para abastecer a população. Por isso, o aumento no preço da fatura, para assim tentar reduzir o consumo e evitar um apagão. 

Durante a pandemia, aliado ao período de estiagem, o governo brasileiro foi obrigado a acionar as usinas termoelétricas, movidas a combustíveis fósseis, como alternativa para manter a energia disponível. O que além de ter um custo elevado, emite elevados índices de CO2, sendo prejudicial ao nosso meio ambiente. 

As queimadas no Brasil 

Outro sinal do aumento das temperaturas são o aumento nas queimadas, tanto as queimadas naturais, que são promovidas por ações da própria natureza, tais como: vulcanismo ou descargas elétricas, que iniciam um incêndio, moderado ou extenso, quanto as queimadas intencionais, pois o cerrado brasileiro apresenta um tipo de bioma especialmente propicio a esse tipo de acidente, porque se torna muito seco durante os dias mais quentes, fazendo com que uma simples guimba de cigarro crie uma chama e se torne um grande incêndio.   

De acordo com Charlie H. James, correspondente da National Geographic no Brasil:  “O bioma está se transformando em emissor de carbono, em vez de um sumidouro. Pesquisadores brasileiros constataram que a intensificação da estação seca e o crescente desmatamento promovem um distúrbio no ecossistema, a ponto de aumentar a incidência de queimadas e das emissões de gases de efeito estufa.” 

Dados apurados pela CNN Brasil apontam que: “Entre 1985 e 2020, o Brasil queimou uma área de 1,67 milhão de km² ou 19,6% do Brasil, dado equivalente a um território maior do que a Inglaterra por ano. Dentro de toda essa área queimada, 65% eram de vegetação nativa. Os estados do Mato Grosso, Pará e Tocantins foram os com maior ocorrência de fogo. 16 de ago. de 2021”. 

Com dados tão alarmantes, precisamos encontrar — o quanto antes — formas de reduzir as queimadas e emissão de CO², para preservar o meio ambiente. 

Como combater a poluição? 

Existem diversas medidas que podemos tomar em casa, como reduzir o consumo de produtos descartáveis, reutilizar a água, dentre outros. Se não souber por onde começar, vale a pena dar uma olhadinha no post em nosso IG com 5 hábitos que você pode adquirir por um futuro mais sustentável. ? 

Uma das grandes fontes do aumento da temperatura da Terra é o uso de combustíveis fósseis, que prejudicam a camada de ozônio, desequilibrando as funções ambientais do nosso planeta. 

Por este motivo, vários países tem investido fortemente em fontes renováveis de geração de energia. A Solar tem se destacado fortemente neste processo, sendo uma das líderes mundiais em termos de crescimento de capacidade instalada. 

Este movimento foi iniciado no ano de 2012 no Brasil através da Resolução Normativa 482/2012 da ANEEL. 

Esta resolução estabeleceu as regras da geração distribuída e liberou a possibilidade de qualquer consumidor de gerar a sua própria energia.  

Inicialmente, para ter acesso à energia solar, era necessário investir na compra e instalação de painéis fotovoltaicos, tornando-a inacessível para aqueles que não possuíam poder aquisitivo ou condições favoráveis para a instalação dos equipamentos. Até agora... 

Bem-vindo a democratização do acesso à energia solar 

Recentemente, algumas empresas têm investido na construção de usinas solares fotovoltaicas no regime de geração compartilhada. 

Elas atuam democratizando o acesso deste recurso para o abastecimento local de residências e pequenos comércios. Além disso, essas empresas de energia fomentam a economia local, pois geram centenas de empregos, tanto durante a instalação das usinas, quanto posteriormente para mantê-las funcionando “a todo o vapor”. 

A AXS Energia é uma delas. Esta EnergyTech de energia solar por assinatura nasceu para desburocratizar o acesso à energia solar. Através de assinaturas os clientes podem alugar um pedacinho da usina e toda a energia produzida pelos painéis solares alugados será injetada na rede local para uso pessoal ou comercial. 

E o melhor: os consumidores passam a ter acesso a uma energia limpa e mais barata sem a necessidade de instalar qualquer tipo de equipamento, pois a energia produzida pelas usinas solares da AXS chegará até a casa ou comercio do assinante da mesma forma que acontece hoje! Bacana, né?  

Nunca foi tão fácil contribuir para um futuro melhor e combater à poluição! 

Leia também

Gostou do artigo?

Compartilhe em suas redes sociais!

Esses posts também podem te interessar

Energia solar: como utilizá-la para reduzir os  custos da sua empresa?
Sustentabilidade

Energia solar: como utilizá-la para reduzir os custos da sua empresa?

Acessar postagem
28/jun de 2021
O que é desenvolvimento sustentável e por quê você deveria entender isso?
Sustentabilidade

O que é desenvolvimento sustentável e por quê você deveria entender isso?

Acessar postagem
12/jul de 2021
Energia solar x eólica: qual a melhor?
Sustentabilidade

Energia solar x eólica: qual a melhor?

Acessar postagem
21/jul de 2021
Países que dão uma goleada no quesito sustentabilidade
Sustentabilidade

Países que dão uma goleada no quesito sustentabilidade

Acessar postagem
01/nov de 2022
Teste 1 50º Dia Mundial do Meio Ambiente
Sustentabilidade

Teste 1 50º Dia Mundial do Meio Ambiente

Acessar postagem
31/mai de 2023
50º Dia Mundial do Meio Ambiente
Sustentabilidade

50º Dia Mundial do Meio Ambiente

Acessar postagem
05/jun de 2023
Economia circular é a base para o desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade

Economia circular é a base para o desenvolvimento sustentável

Acessar postagem
14/jul de 2023
Dia de Proteção às Florestas: seja você um defensor do meio ambiente
Sustentabilidade

Dia de Proteção às Florestas: seja você um defensor do meio ambiente

Acessar postagem
19/jul de 2023