Fique por dentro das novidades em nosso Instagram

Acesse agora Acesse agora
AXS Energia
Quero Contratar Área do cliente
Home
Blog
Como seguir os princípios ESG na sua empresa e por que isso é importante?
Como seguir os princípios ESG na sua empresa e por que isso é importante?

Como seguir os princípios ESG na sua empresa e por que isso é importante?

Autor do post Admin
Data do post 30 / set / 2022
Tempo de leitura NaNmin de leitura

ESG (Environmental, Social and Governance), pode ser traduzido para o português brasileiro como: Governança ambiental, social e corporativa, são um conjunto abordagens adotadas por corporações que atuam em prol de objetivos sociais, os quais extravasam o âmbito corporativo.

O uso dessa sigla vem ganhando força em empresas nacionais nos últimos anos, principalmente após os esforços da comunidade científica brasileira para enfatizar o impacto positivo que ações sustentáveis podem gerar para o futuro do meio ambiente.

Preservar nossa fauna e flora ajuda a restaurar o equilíbrio dos biomas brasileiros, garantindo um futuro melhor para as próximas gerações. Talvez, por isso, frases e selos destacando o apoio a preservação reservas e o reflorestamento se tornaram cada vez mais comuns nos rótulos de grandes marcas com indústrias instaladas no Brasil.

Mas engana-se quem pensa que essa iniciativa se limita a grandes corporações. Todos podemos e precisamos fazer parte da mudança. Você pode fazer a diferença com pequenas ações, e algumas delas nem mesmo requerem investimentos financeiros.

Nesse artigo, nós vamos te dar dicas para começar seguir os princípios ESG na sua empresa e te explicar por que isso é importante.

Como seguir os princípios ESG na sua empresa?

O primeiro passo é entender a fundo os principais fatores ESG:

  • Ambientais: Como a empresa analisa os impactos ambientais e cria ações capazes de minimizar os impactos do aquecimento global, tais como: reduzir a emissão de carbono, evitar a poluição na água, realizar a gestão dos resíduos por ela gerados, investir em energia limpa etc.;
  • Sociais: Refere-se ao retorno social que o negócio oferece para a comunidade entorno de suas instalações, bem como um crescimento inclusivo. Nessa parte da sigla também estão inclusos a LGPD, o respeito aos Direitos Humanos e a inclusão de diversidade na equipe;
  • Governança: O último fator diz respeito as decisões administrativas e políticas da empresa, que devem se manter em conformidade com as leis, prezando sempre pela transparência e ausência de corrupção. Auditorias eficientes e bons canais de comunicação são iniciativas que podem ajudar a garantir uma governança efetiva.

Depois de entender cada parte da sigla, é preciso delegar um setor, ou um responsável por adotar agenda ESG. Esse setor/colaborador deverá apontar os caminhos a serem tomados na empresa para estar em compliance com os pilares Ambientais, Sociais e de Governança, bem identificar todos os pontos que precisam ser adequados no modelo de negócio para atender aos critérios ESG.

Dicas extra: Ao se tornar 100% ESG, relacione-se apenas com empresas que também estão comprometidas com as causas. Afinal, não é muito coerente adotar tais políticas e preservar fornecedores que degrada o meio ambiente, não oferecem nenhum retorno para a sociedade, ou são corruptos.

Por que isso é importante?

Gerir esses três aspectos é fundamental para gerar valor a médio e longo prazo. Por isso, para todas as empresas que querem deixar um legado, é fundamental adotar essas abordagens o quanto antes.

Mas por onde começar?

Como prometemos no começo do texto, iremos te apresentar uma maneira simples de ampliar as políticas ESG da sua empresa sem precisar realizar investimentos iniciais.

Sabemos que alterar o modo como descarte de resíduos é realizado, reduzir a emissão de carbono (ambiental), ou criar ações de valor para sociedade (social), são ações de longo prazo, que requerem tempo e atenção adequada, mas um dos exemplos citados no âmbito ambiental: investir em energia limpa, pode ser adotado sem muitas complicações.

Quando falamos em energia solar, as primeiras palavras que vem na cabeça dos líderes são: obras e financiamento. Entendemos que alguns modelos de negócio não possuem telhado adequado para receber os painéis fotovoltaicos, ou não tem como arcar com um financiamento desse porte.

Mas se você sempre quis ter acesso à uma fonte de energia renovável, saiba que já dá para usar a tecnologia como aliada para adotar políticas ESG. Estamos falando da energia solar por assinatura, uma alternativa descomplicada para ter acesso a energia sustentável.

  • Caso ainda não conheça, e queira saber mais sobre essa solução, basta conferir a reportagem no Jornal Hoje a respeito:

A AXS te ajuda a ampliar as políticas ESG

A AXS te ajuda a dar primeiro passo, ou ampliar as políticas ESG na sua empresa, pois conectamos usinas solares até os clientes para proporcionar uma experiência nova e econômica, que não requer obras, ou instalações.

De origem limpa e renovável, a energia solar da AXS Energia é até 15% mais barata que a energia convencional. Ou seja, você pode economizar nas contas ao mesmo tempo em que ajuda o meio ambiente.

Oferecemos uma opção de acesso à energia renovável via assinatura para te ajudam a economizar todos os meses. Assim, você poderá investir o dinheiro economizado em outras ações ESG.

Além disso, também temos condições especiais para convênios e parcerias, que estendem os benefícios da energia renovável a colaboradores ou associados.

Sobre a AXS Energia

100% nacional, a AXS Energia implantou suas primeiras usinas solares em Minas Gerais e está expandindo seus negócios para todo o Brasil, até 2023 serão 48 usinas distribuídas em diferentes estados.

Parte do Grupo ROCA, com empresas com mais de 40 anos de experiência no setor de energia renovável e infraestrutura. A AXS oferece ao mercado uma combina perfeita entre a expertise no setor elétrico, a solidez financeira e o espírito inovador. Conheça nossa solução.

Gostou do artigo?

Compartilhe em suas redes sociais!

Esses posts também podem te interessar

Entenda como a energia solar pode reduzir gastos e ajudar a melhorar a sua vida
Notícias

Entenda como a energia solar pode reduzir gastos e ajudar a melhorar a sua vida

Acessar postagem
28/jun de 2021
Essa é a melhor forma de ter acesso à energia solar
Notícias

Essa é a melhor forma de ter acesso à energia solar

Acessar postagem
30/jun de 2021
10 curiosidades sobre o sol e a energia solar
Notícias

10 curiosidades sobre o sol e a energia solar

Acessar postagem
28/jul de 2021
Como será a evolução dos veículos elétricos no Brasil
Notícias

Como será a evolução dos veículos elétricos no Brasil

Acessar postagem
21/jul de 2021
Lixo ou material reciclável?
Notícias

Lixo ou material reciclável?

Acessar postagem
14/set de 2022
Como economizar energia no verão?
Notícias

Como economizar energia no verão?

Acessar postagem
21/nov de 2022
Abelhas: indispensáveis para a produção de alimentos
Notícias

Abelhas: indispensáveis para a produção de alimentos

Acessar postagem
22/jun de 2023
Restauração de Ecossistemas: um chamado à ação
Notícias

Restauração de Ecossistemas: um chamado à ação

Acessar postagem
31/ago de 2023