Saiba o que é o desenvolvimento sustentável e qual sua importância - AXS Energia

Artigos

Saiba o que é o desenvolvimento sustentável e qual sua importância

17 de dezembro de 2021

Junto do aumento dos impactos negativos provocados pelas mudanças climáticas, surge também a preocupação da sociedade com medidas que possam retardar o processo de degradação do meio ambiente. Este dever se tornou uma responsabilidade de todos os cidadãos, que podem contribuir com pequenas atitudes diárias. Entre essas atitudes estão o descarte adequado do óleo de cozinha, reciclagem de papéis e separação correta do lixo visando promover um desenvolvimento mais sustentável.

 

Mas esta não é uma responsabilidade apenas dos cidadãos comuns, mas também das grandes empresas, que têm isso como um dever por provocarem impactos ainda maiores no meio ambiente, através da larga exploração dos recursos naturais.

 

A seguir, você vai saber o que é o desenvolvimento sustentável, quais são os princípios que o baseiam e quais os objetivos de quem tenta promovê-lo. Além disso, você vai entender também como anda a preocupação do Brasil com o tema.

 

O que é desenvolvimento sustentável?

 

O conceito de desenvolvimento sustentável está associado ao desenvolvimento da sociedade nos campos econômico e social, aliado à preocupação ambiental. Dessa forma, praticar o desenvolvimento sustentável é atender às necessidades da sociedade atual sem esquecer dos cuidados e medidas de prevenção que permitam que o planeta continue em boas condições para que as próximas gerações possam viver com qualidade.

 

Nesse sentido, ele promove o crescimento econômico dos países, mas sem esgotar os recursos naturais que nosso planeta oferece. Esta dualidade é de grande importância, uma vez que diante de todos os desastres naturais, como terremotos, tsunamis, furacões, enchentes e queimadas, a nossa espécie está ameaçada. Por isso a promoção do desenvolvimento sustentável é tão importante.

 

Princípios do desenvolvimento sustentável

 

O desenvolvimento sustentável é baseado em três princípios básicos: o desenvolvimento social, o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. A ideia é promover uma vida mais igualitária, justa e que traga benefícios para todos. Assim, é preciso reconhecer que os recursos da Terra, como a água, o solo para o cultivo de alimentos e os animais não são infinitos. Eles acabam e podem nos deixar em péssimas condições de sobrevivência.

 

O primeiro princípio é o da conservação ambiental. Ele trata do uso racional dos recursos da Terra. Sendo assim, é preciso pensar em estratégias de consumo pelas quais estes recursos serão preservados. Afinal, em nada adianta ter água para beber hoje e amanhã uma geração inteira sumir devido à falta dela.

 

O segundo princípio é o do desenvolvimento econômico. Este ponto discute quais as medidas nas esferas financeira, tecnológica e produtiva serão tomadas de maneira sustentável. Já o terceiro e último é o desenvolvimento social. Este visa promover o bem-estar da sociedade, diminuindo as desigualdades e garantindo os direitos básicos do cidadão.

 

o-que-e-desenvolvimento-sustentavel

 

Quais são os objetivos?

 

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram definidos em 2015 pelos países que fazem parte das Nações Unidas, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Entre as medidas definidas para promover um desenvolvimento sustentável até 2030 estão:

 

  • Erradicação da pobreza;
  • Erradicação da fome e garantia de segurança alimentar;
  • Garantia do acesso à saúde de qualidade e promoção do bem-estar;
  • Educação de qualidade, inclusiva e equitativa;
  • Igualdade de gênero;
  • Gestão sustentável e acesso à água e ao saneamento;
  • Energia acessível e limpa;
  • Trabalho decente e crescimento econômico;
  • Industrialização inclusiva e sustentável, infraestruturas resilientes e inovação;
  • Redução das desigualdades;
  • Tornar cidades e comunidades seguras, resilientes e sustentáveis;
  • Consumo e produção responsáveis;
  • Ação contra a mudança global do clima;
  • Conservação da vida marinha;
  • Proteção dos ecossistemas terrestres;
  • Paz, justiça e instituições eficazes;
  • Fortalecer a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

 

Estes objetivos estão registrados em um documento chamado “Transformando o Nosso Mundo: a Agenda 2030 para um Desenvolvimento Sustentável”.

 

E no Brasil, como funciona o desenvolvimento sustentável?

 

Desde a Revolução Industrial, os padrões de consumo que desenvolvemos até aqui degradam muito o planeta Terra. O desenvolvimento econômico foi um dos grandes responsáveis pelos impactos negativos causados ao meio ambiente, devido ao uso de máquinas e produtos químicos tóxicos. Além disso, os recursos do planeta são explorados de maneira desenfreada para manter o sistema econômico atual.

 

O Brasil já foi destaque em algumas conferências mundiais que reúnem representantes de diversos países com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável. No nosso país já foram sediadas duas grandes conferências como a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

 

Mas, atualmente, o Brasil sofreu danos à sua imagem, uma vez que abandonou a Agenda 2030, que incluía acabar com a fome. Como consequência, o país voltou para o mapa da fome, e o número de pessoas que vivem em situação de miséria aumentou, representando um total de 19 milhões de pessoas que ficaram sem alimento em casa, só em 2020. 

 

Portanto, o Brasil regrediu no contexto das políticas ambientais, o que deixa o país em uma posição questionável diante do cenário mundial. Afinal, cuidar do meio ambiente é uma obrigação de todos.

 

Quando falamos em desenvolvimento sustentável e medidas de proteção ao meio ambiente, pensamos também em energia solar. Ela não oferece danos ao meio ambiente, além de ter baixo custo, manutenção simples, fácil e promove a redução dos impostos. 

 

Por isso, nós da AXS Energia trabalhamos com esta forma de cuidar do meio ambiente. Nós te ajudamos, também, a ter mais economia através do uso das placas solares, pois a energia utilizada é totalmente natural e por isso não causa nenhum dano à saúde daqueles que fazem uso. A AXS pertence ao grupo Araxá Solar, que atua no mercado desde 2011. Para saber mais, entre em contato!

Enviado!

Sua solicitação foi enviada com sucesso.

Atenção!

Alguns campos não foram preenchidos corretamente.

Erro de envio!

Ocorreu um erro, tente novamente.