O que é Geração Distribuída (GD)

Quando o assunto é energia solar, muitas pessoas podem não saber que existem diversas formas de transformar a luz do sol em energia elétrica utilizando os painéis fotovoltaicos. Uma delas é por meio da Geração Distribuída, modalidade que opera com a fonte de energia elétrica conectada diretamente à rede de distribuição.

Essa é uma modalidade que pode ser utilizada com diversas fontes de geração de energia renováveis, apresentando grandes vantagens para empresas e a população em geral, como veremos neste artigo.

Geração Distribuída

A Geração Distribuída (GD) é quando a energia é gerada no seu próprio local de consumo, ou então muito próximo a ele.

Essa modalidade é diferente da Geração Centralizada (GC), que por sua vez é gerada em locais distantes de onde a energia será realmente utilizada, necessitando uma infraestrutura de distribuição muito maior.

Para entender melhor a diferença, imagine que você esteja neste momento trabalhando em uma empresa que fica dentro de uma zona urbana, como por exemplo, a cidade de Belo Horizonte.

Vamos supor que você já esteja utilizando nessa empresa a energia solar, gerada em uma usina solar que fica na cidade vizinha.

Essa usina está conectada diretamente à rede de distribuição da Cemig, concessionária de energia do estado de MG. Ou seja, não necessita de uma infraestrutura tão complexa para levar uma energia renovável até você. Essa modalidade é a Geração Distribuída.

Agora imagine um cenário diferente, onde a energia solar é gerada em uma grande usina (aquelas com placas solares intermináveis como vemos nas fotos) que precisa ser instalada em uma zona mais distante da área urbana, pois necessita de maior infraestrutura para gerar a energia em alta escala e levá-la até a população com linhas de transmissão de alta tensão. Essa é a Geração Centralizada.

É importante destacar que a GC, por enquanto, ainda pode operar também com as fontes não renováveis de energia, como é o caso de usinas térmicas que precisam utilizar insumos como carvão, gás natural, petróleo, entre outros.

Mas vale ressaltar também que os maiores investimentos hoje em dia estão sendo feitos em fontes totalmente renováveis como, por exemplo, a solar e a eólica, principalmente por meio da geração distribuída.

Vantagens da Geração Distribuída de energia

Em 2012 a ANEEL autorizou a Geração Distribuída no Brasil para fontes renováveis.

Isso traz muitos benefícios para as pessoas e uma grande oportunidade para o desenvolvimento sustentável do nosso país, incluindo vantagens econômicas e ambientais.

Veja abaixo os principais benefícios da GD:

  • Energia renovável: a geração distribuída utiliza fontes como a solar fotovoltaica, uma energia muito mais limpa e confiável quando comparamos com outras fontes tradicionais;
  • Diversificação da matriz energética: hoje o Brasil possui uma dependência muito grande das hidrelétricas, sendo essa responsável por 59% da geração de energia. Com a geração distribuída, existe uma grande oportunidade de diversificar as fontes de energia e minimizar os riscos.
  • Eficiência energética: a GD minimiza os custos com a distribuição de energia, já que as fontes geradoras de energia ficam no local de consumo ou muito próximos a ele;
  • Desenvolvimento acelerado: construir uma grande usina de energia no modelo de geração centralizada demanda muito mais tempo. Ao autorizar a geração distribuída, o governo permite que empresas como a AXS possam atuar no desenvolvimento econômico instalando usinas menores que podem ser construídas mais rapidamente para atender a população e garantir energia para todos.

Crescimento da Geração Distribuída no Brasil

A fonte de energia mais utilizada no Brasil, em termos de Geração Distribuída, é a solar fotovoltaica. Segundo dados da ANEEL/ABSOLAR, até 2016 a potência instalada total no país era de 93 MW, número que aumentou incrivelmente nos anos seguintes. Em junho de 2021, somente a GD possui uma capacidade instalada de 6.024 MW.

Apesar desse crescimento, o nosso potencial para energia solar ainda é muito maior. Isso porque a incidência de radiação solar que temos em todo o território nacional é muito alta. Mesmo as regiões com menor incidência possuem um potencial maior que a Europa.

Além dessa condição natural, as tecnologias fotovoltaicas estão avançando a uma velocidade impressionante. Neste outro artigo (colocar link) você poderá ver como os painéis fotovoltaicos evoluíram, alcançando hoje níveis de eficiência para a geração de energia muito maiores do que há poucos anos. E para melhorar, a indústria tem conseguido minimizar cada vez mais os custos e os impactos ambientais para a fabricação dos painéis solares fotovoltaicos.

Todos esses fatores impactam positivamente no cenário da energia solar. A evolução dos preços nos leilões de energia atualmente é cerca de 75% menor do que em 2013, reflexo de toda a evolução que comentamos anteriormente e que viabiliza a energia solar para toda a população.

A Energia Solar é uma realidade e você pode ter acesso

Neste artigo você entendeu como a Geração Distribuída tem potencializado o crescimento da energia solar no Brasil. Mas será que você pode fazer parte disso também?

A resposta é sim. Quando pensamos em ter energia solar em nossas empresas e residências, vem a ideia de investimento em painéis solares e contratar alguém para fazer a instalação no seu terreno, telhado ou algum local mais conveniente possível.

Porém, existe uma forma muito mais fácil e barata de se beneficiar de ter acesso a essa fonte renovável de energia elétrica, que é por meio de um plano de assinatura.

A AXS Energia é uma empresa que oferece isso para você. Assinando um de nossos planos, você faz parte da revolução energética economizando até 15% da conta de luz, benefício que só a energia solar consegue oferecer atualmente! E o melhor de tudo, sem qualquer investimento.

É só assinar um plano personalizado, conforme a sua média histórica de consumo, e aproveitar!

Faça uma simulação do seu plano agora mesmo, clicando aqui.

Fale conosco:
31 99706-9000
contato@axsenergia.com.br