Energia Solar x Eólica: Qual a melhor?

Com a intenção de tornar nosso planeta sustentável e garantir a qualidade do futuro das próximas gerações, questões como a produção de energias renováveis vêm ganhando cada vez mais espaço.

Nesse contexto, Energia Solar e Energia Eólica, duas fontes de energia 100% renovável, ganham bastante destaque justamente por serem ideais para o desenvolvimento sustentável.

Aqui neste artigo vamos abordar as principais características de ambas para você entender suas diferenças, vantagens e desvantagens. Confira!

Energia Solar

A energia solar é gerada a partir da luz do sol por meio do sistema fotovoltaico, onde painéis solares convertem a luz para energia elétrica por meio das células solares.

Você já deve ter visto aqueles painéis escuros no telhado de casas e empresas, nos terrenos das propriedades ou até mesmo pode ter visto de perto uma usina solar.

Energia Solar

E esses painéis e usinas irão se tornar cada vez mais comuns nas nossas vidas, visto todos os benefícios que a energia solar traz para a sociedade e pela facilidade de acesso à energia solar que temos hoje em dia.

Vantagens da Energia Solar

Entre os principais benefícios que a energia solar pode proporcionar para as pessoas, podemos destacar os seguintes:

  • 100% renovável: a luz do sol é inesgotável;
  • É uma energia limpa: não produz resíduos;
  • Mais barata que outras fontes de energia: a luz do sol é gratuita e previsível;
  • Ocupa menos espaço: a eficiência dos painéis solares aumentaram muito e é possível gerar mais energia com menos unidades;
  • Pode ser gerada em qualquer lugar: basta ter um sistema fotovoltaico a partir de um painel solar e incidência solar para gerar energia.

Desvantagem da Energia Solar (e uma solução prática para ela)

Por outro lado, temos que destacar o principal ponto negativo da energia solar. Durante dias nublados e chuvosos ainda é possível gerar energia elétrica, pois a luz solar ainda está presente. Entretanto, uma vez que o sol se põe a energia não é mais gerada. Ou seja, é impossível gerar energia solar durante a noite.

Mas existe uma solução para isso: baterias. Você deve ter notado que o assunto de veículos elétricos são cada vez mais comentados na mídia. Isso porque as tecnologias de armazenamento de energia elétrica estão bastante sofisticadas e a tendência é que sua eficiência multiplique nos próximos anos.

Isso viabiliza tanto a mobilidade quanto a forma como utilizamos energia em nossas residências e estabelecimentos. Com baterias mais potentes, podemos gerar energia solar de sobra durante o dia, armazenar em baterias e utilizá-la durante a noite.

Energia Eólica

A energia eólica ocorre a partir do movimento de rotação das pás de uma grande turbina, que tem seu movimento gerado pela velocidade dos ventos, transformando energia mecânica em energia elétrica.

Energia Eólica

Vantagens da Energia Eólica

Essa é uma ótima alternativa para diversificar a matriz energética e contribuir para o desenvolvimento sustentável. Veja algumas das principais vantagens:

  • 100% renovável: os ventos são um recurso inesgotável;
  • É uma energia limpa: não produz resíduos;
  • Pode gerar energia à noite se houver ventos;
  • Ocupa pouco espaço terrestre, podendo ser compartilhado com campos de agricultura;
  • Baixo custo de manutenção.

Desvantagens da Energia Eólica

Apesar dos benefícios, a energia eólica possui algumas desvantagens. A principal delas é a dependência dos ventos que são imprevisíveis. Existem dados estatísticos que mostram uma média histórica sobre o potencial eólico das regiões, porém nada garante o mesmo comportamento futuro e nem que haverá energia sendo produzida nos momentos em que ela é mais demandada.

Outra desvantagem é a necessidade de criar um grande parque eólico para gerar uma quantidade significativa de energia, causando um grande impacto visual na natureza e restringindo os locais viáveis para a instalação da usina.

Por último, os geradores são equipamentos caros e suas turbinas acabam produzindo muito ruído durante a produção de energia.

Energia Solar x Eólica: Qual a melhor?

É indiscutível que a Energia Eólica é uma grande aliada ao desenvolvimento sustentável. Além de ser uma energia limpa, ela contribui para a diversificação da matriz elétrica brasileira, já que em nosso território existem muitas áreas onde venta bastante e precisamos ficar menos dependentes das hidrelétricas, que hoje representam 59% da potência instalada no país.

Por outro lado, quando comparamos a Energia Eólica com a Energia Solar, podemos perceber algumas diferenças claras que colocam a solar na frente.

No Brasil, algumas regiões se destacam quanto ao potencial para energia solar fotovoltaica, como é o caso de Minas Gerais, Bahia e outros estados do norte e nordeste. Entretanto, todo o nosso território possui incidência solar suficiente para gerar grandes quantidades de energia solar.

Conectando esse fato à evolução da tecnologia fotovoltaica, que hoje é acessível a todos, coloca a Energia Solar como a melhor opção dentro da modalidade de Geração Distribuída.

Hoje com pouco ou nenhum investimento você tem a possibilidade de utilizar a energia solar, economizando na conta de luz (porque ela é mais barata que outras fontes convencionais) e dormindo mais tranquilo por consumir uma energia limpa e 100% renovável.

Fale conosco:
31 99706-9000
contato@axsenergia.com.br