Energia solar: saiba tudo sobre os tipos e formas de uso

Em meio às preocupações com o meio ambiente e a busca por economia nas contas de energia, que estão cada dia mais caras, a assinatura de energia solar se tornou uma possibilidade mais viável do que os modelos tradicionais. Esse tipo de geração de energia tem potencial para se desenvolver ainda mais no Brasil, visto que o índice de incidência solar no país é significativamente grande em todo o território, principalmente em regiões que são caracterizadas pela aridez do clima.

A energia solar é um tipo de energia renovável, alternativa e sustentável, proveniente da luz e do calor do Sol.  Ela pode ser transformada em energia térmica ou elétrica e aplicada em diversas situações, através de diferentes tecnologias e para fins distintos.

Entre suas principais características estão: é uma energia limpa, que não libera resíduos e poluentes; conta com uma fonte de energia gratuita; não gera danos à natureza; possui grande aproveitamento; é uma opção mais barata; tem vida útil longa de, em média, 20 anos; é considerada inesgotável e possui mais uma série de outras que fazem dela uma forma de energia amiga do meio ambiente.

Quais são os tipos de energia solar e como funcionam?

Existem três tipos principais de sistemas de captação e conversão para aproveitar a energia advinda do sol: Energia Solar Fotovoltaica, Energia Solar Térmica e Energia Termos solar. Vamos conhecer cada um deles a seguir. Acompanhe!

1. Energia Solar Fotovoltaica

A energia fotovoltaica é um dos tipos de energia mais populares do mundo. Existe há mais de 100 anos e é uma das formas mais comuns de uso de energia solar, principalmente em residências, indústrias e estabelecimentos comerciais. A tecnologia fotovoltaica (FV) converte diretamente os raios solares – radiação solar – em eletricidade, gerando energia elétrica.

O sistema solar fotovoltaico é composto por painéis solares, feitos com materiais semicondutores, como silício, responsáveis por captar a energia gerada através da luz do sol; inversor solar, que tem como função converter a energia elétrica gerada pelos painéis de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA); sistema de fixação das placas solares, geralmente produzidas com alumínio ou aço inoxidável, podendo ser instalado tanto nos telhados, como em montagem sobre o chão; e ainda por cabeamentos conectores, materiais que transportam de forma segura a corrente elétrica.

A energia solar fotovoltaica é uma opção viável pois possui baixo custo e manutenção mínima. É possível gerar energia fotovoltaica até mesmo em dias nublados, pois a radiação solar é do tipo direta e difusa. Por isso, uma assinatura desse tipo de energia é uma excelente opção!

2. Energia Solar Térmica

Uma curiosidade sobre a energia solar térmica: sua primeira instalação ocorreu no deserto do Saara há mais de 100 anos. A energia solar térmica trata-se daquela que utiliza o calor do sol para aquecimento de fluidos, geralmente água. Comumente usada em indústrias, residências, prédios e comércios, pode ser muito útil para as empresas que precisam utilizar água quente em algum processo industrial.

Os sistemas solares térmicos usam coletores – também conhecidos como placas solares de aquecimento – ou tubos a vácuo para captar o calor do sol e transferir o calor para a água, aquecendo-a. Após esse processo, a água irá para o reservatório, visando manter sua temperatura aquecida até o momento da utilização. As placas coletoras são fabricadas em cobre ou alumínio, que são ótimos condutores de corrente.

Principais vantagens da energia solar térmica: tem sistemas de captação simples; energia renovável, mais econômica e facilmente adaptável; pode ser usada em qualquer lugar, sendo um tipo de sistema que ocupa pouco espaço e é de fácil instalação; menos poluição para o meio ambiente; vida útil prolongada; manutenção mínima, entre outras.

3. Energia Termos solar

Este tipo de geração de energia é menos utilizado do que os dois citados anteriormente, devido seu alto custo e sua complexidade, sendo um método mais observado em processos industriais.

A energia termos solar, também chamada de heliotérmica, é a geração de energia elétrica advinda dos raios solares de maneira indireta, ou seja, ela precisa de duas ou mais etapas para converter a energia solar em energia utilizável. O funcionamento remete ao de uma usina termoelétrica.

No caso da energia termos solar, funciona da seguinte forma: através de painéis solares, que podem ser, por exemplo, espelhos, coletores ou heliostatos, que refletem a luz do sol, o sistema concentra a radiação solar em algum ponto a fim de transformá-la em energia elétrica. Ela passa por duas transformações: primeiro em energia mecânica, depois em energia elétrica. O calor gerado é usado para aquecer o fluido e o vapor irá movimentar as turbinas, acionando o gerador.

Qual o diferencial da AXS Energia?

Nós oferecemos planos de assinatura de energia solar voltados para micro e pequenas empresas, como padarias, minimercados, pequenas lojas, e outros tipos de negócios.  No momento, nossos serviços atendem apenas Pessoas Jurídicas com CNPJ ativo e atendido pela distribuidora de energia local, com consumo mensal superior a R$ 400,00, de classe comercial e industrial em baixa tensão (B3), na região de Minas Gerais.

A AXS Energia dispõe de planos de fácil contratação para que você tenha uma energia mais barata e limpa no seu estabelecimento, tudo isso on demand!

Como funciona a energia solar por assinatura da AXS?

A energia produzida pelos painéis fotovoltaicos da sua cota contratada na assinatura será convertida em créditos de energia. Tais créditos serão inseridos na rede da sua distribuidora local e transformados em benefícios que reduzirão o valor da sua fatura de energia. As principais vantagens são:

  • Sem investimento;
  •  Sem instalação;
  • Contratação descomplicada;
  • Planos com benefícios exclusivos;
  • Você economiza na conta de energia e consegue investir mais no seu negócio.

O custo-benefício de investir em energia solar é notável a longo prazo, uma vez que o valor investido gera inúmeros pontos positivos, principalmente no quesito financeiro, tendo em vista que a conta de luz costuma representar um gasto considerável.

Quer contratar um serviço de assinatura de energia limpa e mais econômico? Entre em contato conosco hoje mesmo! A AXS Energia pertence ao Grupo Araxá Solar, que atua há 10 anos no desenvolvimento do setor solar brasileiro, sendo um dos pioneiros e líderes deste mercado. Fazemos parte do grupo Araxá Solar, responsável por 25% dos projetos de usinas solares desenvolvidos no Brasil.

Fale conosco:
31 99706-9000
contato@axsenergia.com.br