Diferenças entre energia solar convencional e energia solar por assinatura 

A Geração Compartilhada é o tema do momento, mas você sabe qual a diferença entre a energia solar convencional e energia solar por assinatura? Neste artigo, te apresentaremos as vantagens e diferenças entre esses dois modelos. 

Energia solar convencional

O modelo de energia solar convencional requer a instalação de painéis fotovoltaicos, conhecidos popularmente como painéis solares. Esses painéis são usados para captar a radiação solar e transformá-la em energia. 

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, a energia solar fotovoltaica não é destinada ao aquecimento da água, trata-se de uma fonte alternativa para a geração de energia. Ou seja, ao invés de usar a energia proveniente da rede local, você passa a gerar a energia solar e a usá-la em sua empresa ou lar. 

Esse modelo é capaz de reduzir a conta em até 90%*, aí você pode se perguntar: “Se estou gerando minha própria energia solar, por que não consigo economizar 100% na fatura de energia?” 

Porque há um residual (taxa de disponibilidade) que ainda deve ser pago as concessionárias locais. Esse residual geralmente gira em torno de 10% da fatura que você pagava antes da instalação dos painéis.  

O que ainda é cobrado? As cobranças são referentes aos impostos fixos, tais como: PIS/Cofins; taxas de iluminação pública; ICMS; dentre outros que variam dependendo do estado. 

Para ter acesso a este tipo de tecnologia é preciso seguir algumas etapas: 

  • Passar por obras para adaptar a telhado para o sistema fotovoltaico; 
  • Ter um telhado adequado, que não seja sombreado, e que possua suporte adequado para suportar o peso dos painéis fotovoltaicos; 
  • Fazer um investimento inicial para a aquisição dos painéis, os investimentos iniciais para ter acesso a esta tecnologia giram em torno de R$ 25,000, ou mais; 
  • Realizar uma reserva financeira para eventuais taxas de manutenção. 

*É válido ressaltar que algumas residências e comércios precisam de mais energia o sistema instalado nesses locais pode gerar. Nesses casos específicos, essa porcentagem de 90% não poderá ser suprida.   

Energia solar por assinatura

A Energia Solar por assinatura, também conhecida como Geração Compartilhada, é um modelo de negócio onde as empresas privadas de energia solar constroem usinas para serem usadas de forma compartilhada pelos clientes de uma determinada região. 

Assim, além de não precisar investir em reformas e na aquisição de painéis fotovoltaicos, essas empresas de GD também arcam com todas as despesas de construção das usinas e manutenção dos equipamentos da usina. 

De onde vem o lucro dessas empresas? Elas oferecem uma opção de energia mais barata que a convencional, que pode ser injetada como créditos de energia, os quais são usados para abater a conta de energia. 

Como essa energia chega na sua casa ou negócio? Toda a distribuição é realizada por meio da mesma rede de energia usada pelas concessionárias locais. Por isso, não há custos de adesão para usar este serviço. 

O desconto oferecido por cada empresa de GD varia. Por exemplo, na AXS Energia, os clientes têm acesso a uma energia até 15% mais barata que a convencional. Veja como funciona: 

1. Nossas usinas geram energia através do sol 2. Você recebe energia limpa e até 15% mais barata 3. Consumindo uma energia renovável você também ajuda o meio ambiente  

Saiba mais a respeito da solução AXS em nosso site: www.axsenergia.com.br

Fale conosco:
31 99706-9000
contato@axsenergia.com.br