Bandeira verde para contas de luz: o que muda? - AXS Energia

Notícias

Bandeira verde para contas de luz: o que muda?

25 de abril de 2022

Após o anúncio do Governo Federal, o tema bandeira verde foi muito pesquisado. Conforme essas previsões governamentais, a nova tarifa deve permanecer vigente até o final do ano. De acordo com a fonte: “a conta de luz do cidadão brasileiro terá redução de cerca de 20%”. Será mesmo? Descubra o que muda na prática lendo este artigo.

 

Qual a diferença entre a bandeira verde e as demais bandeiras tarifárias?

 

Conforme essa divisão, a bandeira verde é aplicada nos momentos em que o nível dos reservatórios das hidrelétricas apresentarem níveis seguros de operação.

 

Em seguida, temos a bandeira amarela, adotada em estiagens mais curtas. Essa ausência de chuvas gera um leve aumento tarifário. Porém, os aumentos mais significativos só são percebidos muito depois. Durante as bandeiras vermelhas um e dois.

 

Por fim, ainda temos a bandeira preta, também chamada de escassez hídrica. É o cenário onde os níveis dos reservatórios estão abaixo do necessário para atender as necessidades mínimas de abastecimento. Para evitar restrições no fornecimento de energia (blackouts), os preços das tarifas sofrem um forte aumento, forçando a população a economizar.

 

O que levou o Brasil a entrar em escassez hídrica?

 

Primeiro, é preciso esclarecer o contexto que nos levou a bandeira preta. Durante a pandemia, muitos passaram mais tempo em casa. E, como consequência, também consumiram mais energia.

 

Além disto, o país passou por um dos maiores períodos sem chuva da história. Por isso também, várias cidades estiveram em longos racionamentos de água. Como resultado dessa falta de água, e para garantir o abastecimento, o Governo Federal acabou contratando usinas termoelétricas. 

 

Agora, as chuvas aumentaram o nível de água nos reservatórios. Após esse aumento, o Governo Federal decretou o fim da escassez hídrica e início da Bandeira Verde.

 

Bandeira verde para contas de luz: o que muda?

 

Em teoria, o preço da conta de luz passaria por uma redução significativa, em comparação com o valor de escassez. Analogamente, mesmo com os reservatórios repletos, os consumidores continuarão sofrendo aumentos. Um efeito colateral dos contratos supracitados.

 

De antemão, adiantamos que ainda em maio de 2022 a CEMIG fará reajustes, como ocorre anualmente. Assim, a tendência é que o valor da energia retorne aos patamares anteriores. Por isso, é importante resguardar-se desse futuro incerto assinando um plano de energia solar, como os da AXS.

 

O que AXS Energia faz?

 

Em síntese, a AXS Energia é uma empresa que oferece energia solar por assinatura. Temos usinas solares, que convertem a radiação em energia. Além disso, utilizamos os mesmos cabos que já levam a energia para o abastecimento em residências e estabelecimentos. Por isso, nosso serviço não requer a instalação de painéis solares.

 

Descubra uma forma barata de consumir energia limpa e sustentável. Temos o maior percentual de desconto, inclusive quando as bandeiras voltarem a variar. Veja o quanto você pode economizar mensalmente:

Bandeira verde e outras bandeiras tarifárias

Assine agora mesmo!

Leia também o nosso post a respeito do tema.

Enviado!

Sua solicitação foi enviada com sucesso.

Atenção!

Alguns campos não foram preenchidos corretamente.

Erro de envio!

Ocorreu um erro, tente novamente.